
Crédito: Martin Wheeler / Getty Images
próxima parada:
Porto Rico
🌎 Localização: Caribe, entre o mar do Caribe e o oceano Atlântico norte, a leste da República Dominicana
🇵🇷 Capital: San Juan
👨👨👧👧 População: 3,2 milhões
💬 Idiomas oficiais: espanhol e inglês
💸 Moeda: dólar estadunidense (USD)
🕰️ Fuso horário: Atlântico (UTC-4)
1
Localização
Localizado no mar do Caribe, Porto Rico faz parte das Antilhas Maiores.
É um território não incorporado dos Estados Unidos (EUA) e está a cerca de 1.600 km ao sudeste da Flórida. O arquipélago é composto pela ilha principal, Porto Rico, além de ilhas menores, como Vieques, Culebra e Mona. Por lá, existe uma mistura de cultura americana e caribenha, com influências indígenas, espanholas e africanas.
2
Colonização espanhola
Porto Rico foi colonizado pela Espanha em 1493, após a chegada de Cristóvão Colombo na ilha. Na epóca, o português a nomeou “San Juan Bautista” em homenagem a São João Batista. Com o passar do tempo, o nome da cidade principal — Puerto Rico (“porto rico”, devido à valorização das águas e do comércio) — passou a designar a ilha, enquanto a cidade virou San Juan, a capital atual.
3
Guerra Hispano-Americana
Porto Rico deixou de ser uma colônia espanhola em 1898, após a Guerra Hispano-Americana. Com a derrota da Espanha, foi assinado o Tratado de Paris em 10 de dezembro daquele ano. O documento registra que a Espanha cedeu Porto Rico aos EUA, junto com outros territórios como Guam e as Filipinas.
No contexto da luta cubana pela independência da Espanha, que começou em fevereiro de 1895, o conflito foi motivado pelos interesses dos EUA em exercer o controle de territórios espanhóis.
4
Estado Livre Associado
Porto Rico é um território não incorporado dos EUA que possui o status político de "Estado Livre Associado", uma designação adotada em 1952. Esse status significa que o arquipélago não é um estado federado, como a Califórnia, a Flórida ou o Texas, por exemplo.
Os porto-riquenhos são considerados cidadãos americanos desde 1917, devido à lei Jones Act. Eles têm sua própria constituição, elegem seu próprio governador e legislam sobre questões internas, como saúde e educação. No entanto, sua autonomia é limitada: o Congresso dos EUA pode anular decisões locais, e os residentes da ilha não votam para presidência norte-americana, além de terem apenas um representante no Congresso sem direito a voto.
5
Bandeira
A bandeira de Porto Rico foi adotada em 1952 e é inspirada na bandeira dos Estados Unidos, mas com suas próprias cores e significado. A primeira versão foi desenhada em 1891, tendo sido usada pela primeira vez a partir de 22 de dezembro de 1895. A bandeira é composta por cinco listras horizontais (três vermelhas e duas brancas) e um triângulo azul na tralha.
6
Bilinguismo oficial
Tanto o espanhol quanto o inglês são idiomas oficiais em Porto Rico. A mistura entre os dois é conhecida como "espanglês" ou "spanglish".
7
Gentrificação
Gentrificação é um processo urbano em que regiões passam por transformações que as tornam mais atraentes para pessoas com maior poder aquisitivo. Esse processo envolve a valorização imobiliária, reformas em edifícios, chegada de novos comércios e investimentos em infraestrutura. As mudanças podem causar o deslocamento de moradores.
Em Porto Rico, a aprovação de leis como o Act 20 e o Act 22, unificadas no Act 60), atraiu investidores e residentes dos Estados Unidos, oferecendo generosos incentivos fiscais. O movimento provocou o aumento do custo de vida em regiões urbanas e turísticas, como San Juan. É nesse contexto que muitos porto-riquenhos têm sido forçados a deixar suas comunidades, pressionados pelo aumento do custo de vida e pela falta de moradias acessíveis.
8
Reggaeton
O reggaeton é um ritmo que evoluiu a partir do reggae, em espanhol, nos guetos do Panamá e Porto Rico. O ritmo foi influenciado pelo dancehall, hip-hop e vários estilos da música latino-americana. O termo "reggaeton" deriva de "reggae" e a terminação "-ton", que remete a um ritmo forte.
O gênero foi impulsionado por sucessos como “Gasolina”, de Daddy Yankee, e “Despacito”, de Luis Fonsi com Daddy Yankee.
9
Sapo concho
Pensado como mascote do lançamento de Bad Bunny, o sapo concho (Peltophryne lemur) é uma espécie ameaçada de extinção na região. Ele representa memória, cuidado e também a conexão com a natureza e com a cultura de Porto Rico.

Crédito: Jan Paul Zegarra/U.S. Fish and Wildlife Service Southeast Region
Sapo concho (Peltophryne lemur)


